top of page

Como manter o equilíbrio na alimentação e segurar a ansiedade em tempos difíceis

Atualizado: 13 de nov. de 2020


Este post super especial foi escrito em colaboração com a jornalista Natália Souza!


Se você também está naquela de comer como se não houvesse amanhã, não desanime, estamos juntos nessa e sabemos o quão difícil é manter uma alimentação equilibrada estando o tempo todo em casa. E foi justamente pensando em te ajudar e nos ajudar que convidamos a Dra. Maine Fernandes, Naturóloga, Nutricionista e Especialista em Medicina Integrativa para nos aconselhar nesse momento de isolamento social. O resultado não poderia ser outro, uma matéria leve, positiva e cheia de boas sugestões para colocarmos em prática!


Fato é que, essa nova realidade também exige de nós uma nova forma de lidar com as coisas. Agora é a hora de nos reinventarmos e assumirmos a autorresponsabilidade perante a nossa alimentação, a nossa nutrição e nossos hábitos de vida que resultarão na nossa saúde física e mental. O nosso desejo é que você, assim como nós, saiba aproveitar esse momento com sabedoria, praticando o autocuidado e tomando consciência da responsabilidade individual frente a um novo sentido de unidade planetária, sobretudo quanto ao nosso futuro! Estamos conectados nesse propósito... e você?


Então vem com a gente!


Dra. Maine, como diminuir a ansiedade durante o período de quarentena? Existem alimentos e/ou rituais que ajudam nesse controle?


Primeiro vale ressaltar que não estamos de férias, estamos apenas em isolamento domiciliar. Logo, é um momento sensacional para rever atitudes alimentares incluindo a relação que você estabelece com os exageros de comida e também de bebidas. Estou aqui torcendo para que você aproveite esse momento e estabeleça uma relação melhor com a sua nutrição. Agora vamos falar da ansiedade sob um olhar da nutrição: sabia que entre 20 e 40% dos casos a ansiedade tem um fator genético determinante? Nos outros casos, tem nome, sobrenome e endereço. Fato é, sua alimentação pode te ajudar muito. Fisiologicamente existe uma maior liberação de cortisol pelo córtex supra-renal e a resposta é transcrição de genes prejudicial, como consequência, desejo aumentado por doces e carboidratos, ou seja, compulsão alimentar. Alimentos com alto índice glicêmico, carência de vitamina D, baixa ingestão de fitoquímicos, baixa ingestão de ômega-3, excesso de bactérias negativas podem piorar ou ainda desencadear a ansiedade.

À seguir enumero algumas dicas de alimentos-chave:


1. Faça uso diário de probióticos (bactérias gram positivas) mas não se esqueça

das fibras com atividade prebiótica. 2. Controle o índice glicêmico de sua refeição escolhendo menos farinhas

brancas e açúcares, acrescente mais fibras. 3. Inclua gorduras boas como óleo de abacate, óleo de gergelim... 4. Inclua boas fontes de triptofano para estimular a serotonina.

Nessa hora um chocolate 85% salva!

5. Não coma muitos carboidratos ou proteínas próximo ao horário de dormir. 6. Inclua pelo menos 2 doses de chás antioxidantes no seu dia!

7. Não tome bebida alcoólica, seu cortisol certamente sofrerá consequências. 8. Durma e acorde cedo; não tem como fugir disso. Pare de arrumar desculpas e organize-se! 9. Acrescente suplementos de crocina e safranal; o crocus sativus é excelente. 10. Faça um bom lanche por volta das 17h/18h, isso pode diminuir muito

aquela fome voraz à noite. 11. Coma comida de verdade e faça atividade física! 12. Procure um nutricionista para auxiliar em suas escolhas alimentares

e estratégias nutricionais eficientes.

É possível manter uma alimentação saudável mesmo isolado?


Primeiro ponto importante: como está sua "dispensa"? Será que ela está colaborando com a sua alimentação neste período dentro de casa, ou prejudicando? Imagina: você está em casa e bateu a angústia/ansiedade. Você vai na cozinha e se depara com o que? O que tem?

Então a dica é: compre alimentos que se encaixem dentro dos seus objetivos e do que você acredita serem nutritivos e saudáveis e tenha apenas eles como opção neste período de quarentena! Comida de verdade! Evite produtos alimentícios (isso mesmo, aqueles embalados, aqueles que contém uma lista gigante de ingredientes). Com um pouco de disciplina, força de vontade e recursos alimentares mais saudáveis fica muito mais tranquilo se manter bem neste período de isolamento, tanto psico como fisicamente. Evite comer e beliscar por fome emocional ou por merecimento afim de nutrir suas emoções. Coma por fome física e real. Tem dúvida? Inspira, respira, não pira, beba água, beba chá...e se a tal da fome persistir, vá alimentar teu corpo. Deixa para alimentar tua alma com músicas, orações, mentalizações, respirações!

Neste período, observa-se um aumento do estresse, ansiedade e até mesmo a dificuldade em dormir, além do aumento da fome e desejo por doces. Mas podemos de alguma forma manter o equilíbrio, veja à seguir:

1) Consuma alimentos fontes de triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B como por exemplo quinoa, grão de bico, banana, cacau, kiwi, abacate, semente de abóbora, castanhas e folhas verdes escuras, que irão ajudar na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pelo humor, apetite e sono).


2) Ao longo do dia tome chás de camomila, melissa e erva cidreira; eles possuem ação gabaérgica, que reduzem o estresse e ansiedade.


3) Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e cafeinados, eles podem potencializar os sintomas ansiosos.


4) Evite comprar as tentações. Já percebeu como é difícil se manter focado na dieta quando você está em casa? Pois é... a carne é fraca e quando juntamos tempo ocioso + ansiedade temos a fórmula mágica para comer aquilo que mais vai nos dar prazer. E nunca é salada! Pode parecer uma dica besta, mas evitar ter um monte de ''tranqueira'' em casa pode te ajudar e muito na hora que bate aquela ''falta do que fazer''.


5) Faça algo que lhe dê prazer como trabalhar, estudar, treinar... produtividade e cabeça ocupada gera menos pensamentos negativos.


6) Não é o momento para restrições alimentares severas, isso pode gerar mais ansiedade e compulsão.


7) Banho de sol, pelo menos 20 minutos ao dia.


8) Ahhhhh álcool... o recomendado é o em gel nas mãos, APENAS.


Evite não se perder e não usar ele para “abstrair” a realidade do momento... se gosta de beber mantenha aquele consumo moderado de sempre (ou aproveita e diminui de vez). Se ajude, se cuide!


Qual a importância de ter uma rotina alimentar? De que maneira isso funciona no nosso organismo?



Rotinas são uma forma impressionante para você controlar sua ansiedade. Tenha um horário para acordar, ler, fazer suas atividades, cozinhar, ouvir músicas e trabalhar. O seu corpo não sabe que é final de semana, dia de semana ou feriado. Primeira receita para alcançar saúde e ter uma imunidade nota 1000: CONSTÂNCIA. Exceções podem e devem fazer parte de sua vida, mas não devem sobressair às regras, nem serem frequentes. Você nunca será bom antes de ser frequente.


Você é o que você faz TODOS os dias. Então todo e qualquer esforço que você execute neste momento para tentar reforçar sua saúde e imunidade é válido, mas se você não inserir isto como hábito para a sua vida, é porque você não entendeu a mensagem que o mundo, a situação ou até mesmo Deus lhe deu: ausência de doença não significa necessariamente ter saúde. Saúde é um bem estar físico, mental e social.


Energia e imunidade


Outra dica, agora como Naturóloga, especialista em medicina integrativa e saúde quântica é: desligue o noticiário, você já entendeu o que está acontecendo! Se conecte com pessoas e assuntos positivos, alimente sua fé e eleve sua vibração. Somos como uma antena de rádio e escolhemos em qual estação queremos sintonizar. Nossa energia é determinada pela nossa voltagem. Quanto maior nossa voltagem, maior nossa energia. E nossa voltagem determina nossa IMUNIDADE.


Pensamentos são formatos energéticos, ou seja, se você pensa em oportunidades, felicidade, amor, gratidão, sua energia aumenta e consequentemente sua IMUNIDADE AUMENTA. Por outro lado, sentimentos de ódio, raiva, medo, insegurança, ansiedade são cargas energéticas que reduzem nossa energia. Logo, você já sabe o que acontece, não é mesmo? Sua imunidade cai e fica mais fácil de desenvolver uma doença.

Quando você acordar pela manhã, a dica é: evite abrir o olho e já pegar o celular para conferir as notícias e redes sociais. Se espreguiça na cama, faça uma respiração profunda, ouve seu coração, crie o hábito de olhar primeiro para dentro de você. Planeje bem o início (as primeiras horas da manhã). A intenção é ter um dia bom. Com mais dias bons, a chance de ter uma boa semana aumenta e um mês ótimo também. Saiba que os 90 minutos iniciais será a energia de todo o seu dia. Faça afirmações diariamente como por exemplo: eu sou saudável, meu casamento vai ser incrível, tudo vai passar logo, eu sou abençoada, as portas da abundância se abrem para mim todos os dias.


Técnicas de respiração


Também são muito bem-vindas para manejo de estresse e ansiedade, conhecidas como PRANAYAMA: prana é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células. É a energia que permeia todo o universo. Ela está em tudo, no homem, na natureza, em todo o espaço. Quanto mais dela no corpo, quanto mais presente estiver, mais longevidade se logra. É fato que uma respiração agitada não é nada boa, são nesses momentos que a ansiedade toma conta de tudo, por isso a importância de ter um estilo de vida mais calmo.


Para isso existem os pranayamas, exercícios respiratórios que ajudam a controlar e dominar toda essa “potência”, o que pode manter a harmonia entre o corpo e a mente. O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar. Na verdade, eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo, a Lua. Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar. Em cerca de cinco minutos a dor de cabeça deve ir embora.


Se você se sente cansado, faço o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada. O lado direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio" (Lua). A maior parte das mulheres respira com o lado esquerdo do nariz, então se resfriam rapidamente. A maioria dos homens respira pela narina direita e isso os influencia.


Repare no momento em que acordamos, qual dos lados respira melhor ou mais? Direito ou esquerdo? Se for o esquerdo você se sentirá cansado. Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviado rapidamente.


Escalda pés antes de dormir

Para realizar seu escalda - pés caseiro é necessário que você use um balde ou bacia que seus pés fiquem inteiramente mergulhados na água até a altura de seus tornozelos. Você pode fazer com água quente, fria ou intercalando ambas, sendo cada técnica com seu propósito. Fazer com água aquecida, a uma temperatura agradável. A técnica causa vasodilatação e consequentemente estimula a circulação sanguínea de forma natural. Como nossa mente está carregada de pensamentos, preocupações, medos, ansiedade e incertezas, a técnica é ideal para equilibrar o corpo.


Adicionar sal grosso promove ação desintoxicante, revigorante, neutraliza a eletricidade do corpo, cicatrizante, alivia dores e inchaços. O uso do óleo essencial é bastante benéfico como a lavanda, eucalipto, tea tree, ylang ylang, hortelã, limão para a melhora do sistema respiratório, alívio da ansiedade e relaxamento. Lembrando que cada óleo essencial tem sua propriedade energética e fisiológica indicada para cada situação. Faço aqui uma indicação genérica! Adicionar ervas medicinais e flores também trazem muitos benefícios à nossa saúde. Gosto muito de usar camomila, lavanda, menta, capim-limão, rosa branca com propriedades calmante.

Colocar cristal ou bolinhas de gude para massagear os pés é bastante agradável.

E os florais... como atuam e quais dicas para quem quiser se cuidar em casa?

A Terapia Floral é parte de um campo emergente de terapias sutis, de características não invasivas e de importante alavanca de cura que amplia o universo de ação dos profissionais da saúde. As essências florais podem ser fonte de grandes transformações no âmago da consciência humana. O período atual é essencial na evolução da Humanidade, pois, à partir de agora, o ser humano encontra-se direta e rapidamente confrontado com os resultados de suas ações.


As essências florais se inscrevem em uma nova abordagem alquímica moderna que integra, ao mesmo tempo, uma química holística da natureza viva, dinâmica e interativa e um processo interior trazido ao coração dos homens. Segundo a filosofia do Dr. Bach, a causa real de qualquer doença ou desequilíbrio seria o conflito entre o Eu Superior ou alma, e a mente ou personalidade, gerado pelos chamados defeitos morais – erros e falhas cometidas contra as leis universais. Os seres humanos seriam parte do Todo e formariam uma só unidade. As falhas de uma parte ocasionariam efeitos no Todo e vice-versa. A persistência de um determinado desequilíbrio no organismo pode vir a refletir no corpo físico, sob a forma de uma doença específica.


Através das essências florais, este estado de conflito interno da pessoa, com predomínio de vibrações negativas e de desequilíbrio, seria substituído pela virtude particular (vibrações positivas) contida na essência da flor. Esta ação permitiria elevar o padrão vibratório, abrir os seus canais interiores para fazer circular a energia antes bloqueada, trazendo equilíbrio e harmonia. O estímulo desencadeado pela essência floral permitiria a inundação do corpo do indivíduo pelas vibrações positivas do seu Eu Superior.


E ainda, por não possuírem princípio ativo, deixam a alma em liberdade e encorajam a mudança ao invés de forçá-la. Seu efeito é evocativo, semelhante à conversa de um amigo. Além disso, também estimulam um diálogo interior com os aspectos ocultos do Eu interno, despertando profundos arquétipos psicológicos e liberando acesso às suas mensagens. Como resultado dessa “conversa” com a alma, ocorrem profundas mudanças emocionais e mentais que também podem produzir alterações fisiológicas. Essas mudanças não são impostas do exterior; elas ocorrem dentro do ser, através da própria experiência e vontade.

O melhor uso das essências florais é dentro de um contexto de desenvolvimento interior, de autoconhecimento, de conscientização, de terapia e aconselhamento. Mais precisamente, as essências florais ajudam a aprender as lições que levaram ao desequilíbrio, a enfrentar os desafios apresentados à alma pela dor e sofrimento e, dessa maneira, a transformar a vida. Essa metamorfose busca a saúde emocional, mental e, consequentemente, física, porém o objetivo supremo continua a ser sempre a evolução da alma. Ao contrário das drogas supressoras de sintomas, as essências florais estimulam mudanças profundas e duradouras na consciência que continuarão a fazer parte da nossa vida. Partindo do princípio da Medicina Integrativa, os seres humanos são tão diferentes entre si, únicos e especiais, e reagem de formas diferentes ante a doença física. Assim, não há uma fórmula única e exclusiva para cada queixa física e/ou emocional.


Mural dos sonhos


Trata-se de uma ferramenta incrível para colocar todos os seus objetivos em prática. À partir do mural, todos os dias você irá visualizar seus sonhos tornando-se realidade. Mas como? No entendimento da Física Quântica e da Filosofia, baseada no monismo idealista, a realidade é tudo o que existe. Essa postura científica e filosófica permite estabelecer um diálogo integrador entre Ciência e Espiritualidade e resolver paradoxos que interferem com o viver.


Muito antes dos filósofos gregos e certamente dos físicos quânticos, os sábios da Índia já preconizavam que alguma coisa importante acontecia fora do domínio dos sentidos. No antigo Hinduísmo, havia o conceito de descontinuidade e, por falta de uma linguagem quântica, eles a chamavam de Maya. Assim, tanto os hinduístas, quanto os budistas ensinavam e ainda ensinam que o mundo das aparências é Maya ou ilusão e que existe alguma coisa subjacente ao reino material, algo mais “real”, apesar de intangível. Existe uma “realidade superior”, mais fundamental que o Universo material e relacionada à consciência.


A Física Quântica firma-se sobre a base do primado da consciência: a consciência vem em primeiro lugar; ela é o fundamento de todo ser. Tudo o mais, inclusive a matéria, é uma possibilidade da consciência e ela escolhe dentre essas possibilidades todos os eventos que ocorrem. Ela sugere que, no núcleo do mundo físico, existe um domínio completamente não físico, que pode ser chamado de informação, de ondas de probabilidade ou de consciência e que a mente e a consciência têm um efeito real sobre o mundo físico, tornando assim a mente tão real quanto a matéria. Há ainda a consciência atuando causalmente sobre a matéria, ou seja, a consciência acima da matéria. Para a Física Quântica, este fenômeno chama-se “colapso quântico”. Esse colapso é o poder da consciência de tornar possibilidades em eventos e é chamado de causação descendente. A Física Quântica diz que os objetos são calculados como ondas de possibilidades e não como movimentos determinados. E é a observação feita por alguém que precipita um dado evento dentre as várias possibilidades. Assim, as possibilidades são probabilidades da consciência de escolher e, quando a consciência escolhe, precipita-se um evento real que consiste em um sujeito observando um objeto.


A realização acontece em cinco estágios: sonho, desejo, meta, ação e realização. Ter uma visão positiva de futuro é um diferencial para alcançar a alta performance. Pessoas que não agem dessa forma, acabam subutilizando seu cérebro.


Como criar seu Mural dos sonhos?


Essa é uma das formas mais eficazes de realizar suas metas e objetivos. Veja como:


1) Defina suas metas e objetivos. Crie metas que façam sentido para você;

2) Estabeleça o tempo em que eles serão realizados, mas sem estipular datas específicas;

3) Determine como irá realizá-los;

4) Pesquise na internet fotos que representem seu futuro extraordinário. É importante que você dedique tempo para selecionar as imagens e que se identifique com elas. Lembre-se que nosso cérebro não sabe diferenciar o real do imaginário.

5) Represente todas as áreas da sua vida em imagens e cole-as em uma espécie de mural. Pode ser a casa dos seus sonhos ou o corpo que você deseja. A escolha das imagens depende da sua necessidade.

6) Mantenha o foco no resultado e não no processo. Caso seu sonho seja ser mãe/pai, é preferível uma imagem com uma criança do que uma imagem de uma mulher grávida.

7) Feito isso, escolha um lugar onde apenas você poderá visualizar seu mural todos os dias.

8) De olhos fechados, entre na imagem e vivencie a cena, veja e sinta. Tenha vontade e determinação de realizá-la! Depois é só colocar seu plano de ação em prática e assim completar todo o seu Mural da Vida Extraordinária!





bottom of page