10 palavras/expressões que a noiva portuguesa tem que saber para casar em Santorini

Escrito em colaboração com a portuguesa Daniela Alves (ex noiva de Santorini e agora parte da nossa equipe!)


Uma noiva portuguesa, casando em Santorini, com um equipa de wedding planners brasileiras, poderia ser o ínicio de uma doce aventura digna de um filme ou livro mas, na verdade... é uma realidade para nós!


O Brasil e Portugal são países irmãos, cuja história, cultura e tradições estão intimamente ligadas. É super legal (fixe) quando temos oportunidade de encontar os nossos noivos portugueses e falar sobre as inúmeras coisas que temos em comum, tendo como cenário a ilha de Santorini! Adoramos as nossas noivas portuguesas e temos sempre uma troca de energia maravilhosa. A animação é 100% garantida. Falamos a mesma lingua... ou quase, né? Há sempre palavras e expressões que são típicas de cada país. E aqui ou ali sai algo completamente desconhecido: “ Oi? Não entendi! "


A língua é de fato orgânica, e ainda mais falando de um casamento internacional. Mas toda essa diversidade é transformada numa experiência altamente enriquecedora e com um sorriso todo o mundo se entende, não é verdade? Talvez um dia destes criemos uma nova língua: português com açúcar!


Agora tu perguntas-te: A comunicação da noiva portuguesa com a Casamentos Santorini é complicada? Claro que não! É super fluída e até intuitiva. Mas existem palavras não só típicas do Brasil, como o universo de conceitos em inglês associados ao tema casamento e que vamos desmistificar. Se vens casar connosco em Santorini e és portuguesa, anota aí as dicas de palavras/expressões que vão fazer parte da tua caminhada rumo ao dia mais incrível da tua vida: O teu casamento na ilha paradisíaca de Santorini! Vai ser tãaaaaaaaao giro ( lindo).


1) Escolher a Venue.

É uma decisão super importante para que o teu casamento seja exatamente do jeitinho que sonhaste. As venues são os locais, sítios onde podes realizar a celebração do teu casamento. É onde acontece a cerimónia presidida pelo celebrante, é onde acontece a magia.


2) Como quer decorar o seu gazebo?

Gazebo é uma espécie de tenda, uma construção pequena. É uma estrutura que pode ser construída de diferente materiais e serve para proteger a mesa da cerimónia. O gazebo pode ser decorado de acordo com o teu gosto, podes ecolher desde as flores, às velas, entre outros materiais e objectos.


3) Vou enviar a nota fiscal.

Quando a gente começa a falar de casamento, gostamos de pensar em vestidos, música, flores, festa. Mas existe sempre a parte burocrática, aponta: Nota Fiscal é Fatura; CPF é o NIF – Número de Identicação Fiscal; e RG é o Cartão de Cidadão.


4) O que servir na hora da recepção?

Na hora que abordarem o tema recepção, fica a saber que se trata do copo de água como se apelida tradicionalmente em Portugal. Aproveitamos esse item para também traduzir algumas palavras ligadas ao tema gastronomia: pequeno-almoço é café da manhã, sumo é suco, gelado é sorvete e uma cerveja é um chope.


5) Pode-me passar seu numero de celular?

Ninguém vive sem um celular, ou melhor dizendo, sem um telemóvel. É super usual a tua planner usar o termo “vamos fazer um call”, ou seja, vamos marcar uma chamada. E atender um telefone ou cutucar-te no whatsapp com um “Alô”.


6) Locais para a Balada

Em Santorini existem mil e uma opções quanto a programas que podes fazer com o teu noivo e/ou convidados. Quando falam em ir para a balada significa sair para se divertir, ir para a farra, sair à noite. Vamos para a balada? ☺


7) VAT

VAT é a designação do imposto na Grécia, correspondendo ao IVA em Portugal.


8) Elopement ou Big Fat Greek wedding?

Essas duas formas de casamentos são desconhecidas, de uma forma geral, para as nossas noivas portuguesas. O elopment é um casamento com uma atmosfera intimista realizado só com os noivos ou poucos convidados, normalmente propício para uma ambiente super romântico. É cada vez mais tendência. Por outro lado, Big Fat Greek Wedding, é o tradicional casamento grego, com a típica quebra de pratos, músicos gregos, entre outros.


9) Pegar ônibus ou van

Se o teu casamaneto vai ter convidados, a forma como eles vão ser transportados para o teu grande dia é importante definir. Na Casamento em Santorini, temos disponível a hipótese de um transfer privado, que depende do número de convidados: para além do carro, pode ser uma van que é o que chamamos de carrinha, ou ônibus que é o equivalente a um autocarro.


10) Esse serviço está incluso no pacote.

Incluso significa estar incluído. Por exemplo: o Hotel com tudo incluso, significa que tem os serviços todos incluídos. Na hora de conferir o seu pactote de casamento veja sempre quais os produtos e serviços inclusos.


Assim, esperamos agora que este post tenha sido útil para viveres plena o capítulo mais fabuloso da tua jornada. Podes conhecer mais sobre os nossos casamentos em outras matérias aqui no blog. Agora fecha os olhos! Confia! E deixa o teu sonho ganhar forma, cor e lugar. Nós ajudamos!