top of page

Onde ficar em Santorini?



Este post super especial foi escrito em colaboração com a jornalista Natália Souza.



Se você tem o desejo e o privilégio de poder conhecer a ilha mais linda da Grécia esse post é pra você! Sabemos que cada cantinho desse paraíso é especial, cheio de mistérios, muitas histórias e aquela energia que só quem já passou por aqui sabe o quanto é diferente, ouso dizer, é de arrepiar! Nada como passar alguns dias desfrutando desse lugar tão incrível e tão maravilhoso, então, aproveitem cada minuto precioso dessa estadia que será uma experiência memorável e, com certeza, pra vida toda!

Mas, vamos ao que interessa! Se tem uma pergunta que está no topo da lista das quais recebemos é: onde ficar em Santorini? Depende! Depende de qual o seu objetivo, depende de qual o seu budget, depende do perfil do casal, amigos ou família, depende de quantos dias ficarão hospedados aqui entre outros questionamentos que sempre nos fazem com o objetivo de serem mais assertivos nessa escolha. A boa notícia é! Vamos te ajudar, afinal, compartilharemos as DICAS DE OURO da nossa CEO, Luana Sarantopoulos que há mais de 12 anos passa os verões na Grécia e conhece como ninguém tudo de melhor que tem por aqui! Então, papel e caneta na mão que essa matéria vai salvar seu checklist de viagem... Preparados?

Primeiro! É importante que tenham uma visão macro dos principais locais da ilha. Quem tiver interesse e gostar de ler, sugiro que comprem o livro Thera Of Santorini que, inclusive, tem um conteúdo maravilhoso e vale muito a pena consumir! Seguindo adiante, vamos pensar nos pontos mais conhecidos: Oía; Fira; Imerovigli; Perissa; Perívolos; Vlichada. Atentem-se! Apesar de Oía ser considerada “superfamosa” por seus hotéis caros, deliciosos cafés e por receber um marketing, digamos, mais agressivo, vale considerar que a ilha tem muitos outros locais para conhecer tão bonitos quanto. Nesse ponto, leve em conta a época do ano que irá visitar a ilha, já que na alta temporada Oía fica lotada de turistas e ruelas cheias, ou seja, dificilmente você conseguirá um lugar para estacionar e, quem sabe um lugar mais tranquilo ou sossegado para tirar aquela selfie que você tanto queria... ainda assim é um pedacinho que certamente fará parte da sua to do list. Para aproveitar o passeio leia esse post: http://lulunopaisdasmaravilhas.com/10-dicas-para-aproveitar-oia-em-santorini/!


Segundo! Como definir a região em que vou ficar? Se você procura por um lugar mais pacato e tranquilo, opte pela região sul da caldera como Perissa, Perívolos ou Akrotiri que, inclusive, tem o melhor panorama de toda a ilha. Antigamente as pessoas que gostavam de ostentar iam pra Oía, hoje vão para Akrotiri e sabe por quê? Algumas das vilas e hotéis mais sensacionais e privados, com vista para o mar estão ali. E o melhor, você poderá curtir sua hospedagem sem ter centenas de pessoas tirando fotos suas na piscina e “invadindo” sua privacidade. Sem esquecer que você estará localizado ao lado do sítio arqueológico de Akrotiri, além das praias vermelhas e praias do Sul. Se optar por ficar em Akrotiri, escolha uma super luxury villa, curta o pôr do sol no Faro e usufrua da completa visão do vulcão.


Por último! Precisamos organizar a logística afinal, estamos falando de uma ilha! Hello? Tem gente que pensa: vou ficar em Fira porque não quero alugar carro! Dica da Lú: você veio até Santorini, já pagou uma nota, quer conhecer a ilha grega do vulcão e pegar ônibus pra passar aperto? Ok. Sabemos que tem gente que vai mas, vale considerar que o transporte pode estar cheio, você perderá tempo e ficará estressado então, vale mais a pena alugar um carro, até porque nem todos os ônibus vão para todos os lugares da ilha. Pensem nisso!



Canaves Oía tem vários hotéis que fazem parte da rede, portanto, fiquem atentos pra saber em qual região você está fazendo sua reserva, se é no Canaves Oía; Canaves Suítes ou outro Canaves. Lulu indica o mais famoso e mais novo empreendimento da rede: Canaves Oia Epitome. “É maravilhoso, tem um terraço e uma varanda enormes, piscina privada, café espetacular, além do restaurante Elements que tem uma gastronomia ímpar”. É claro que esses hotéis 5 estrelas são mais caros, mas ainda assim, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer!


Andronis também é uma rede que tem vários hotéis tops. Pra começar vamos falar do restaurante Lycabettus que é um destaque à parte dos hotéis da rede. Lulu indica o Andronis Concept. Por estar localizado em Imerovigli é mais calmo e menos agitado do que estar em qualquer outro no meio de Oía. Sinônimo de luxo, vale ressaltar que cada suíte tem uma piscina de borda infinita, sem esquecer do spa, que também dispõe de outra superpiscina, simplesmente um deslumbre. Como diferenciais o hotel ainda oferece: menu de travesseiro; menu de aroma para travesseiro e menu de itens do frigobar... chiquérrimo, concordam? Por fim, a arquitetura relembra, com riqueza de detalhes, os sofisticados hotéis de Dubai.


Cavo Ventus Luxury Villa pra quem não sabe, vila na Grécia é considerada uma acomodação exclusiva muito top que oferece serviço de hotel de luxo. As vilas são lindas, possuem terraço, piscina de borda infinita como na maioria dos hotéis famosos e um café da manhã pra deixar qualquer um com água na boca, isso porque é preparado por um superchef que utiliza itens especialíssimos da culinária grega, além das delícias favoritas da gastronomia internacional. Localizado na região de Akrotiri a Cavo Ventus oferece privacidade máxima, sobretudo porque não possui vizinhos, ou seja, fica fácil imaginar a paz que esse lugar traz!




Danna Vilas é localizada em Firostefani e tem posição privilegiada no mapa, no entanto, prepare-se para subir e descer os mais de 300 degraus que levam aos quartos desse aconchegante hotel. O restaurante é excelente, mais cool porém não tão cheio. Como ponto alto, podemos ressaltar o estilo cave das hospedagens, muito famoso nas fotos e feeds de influencers que fazem aqueles vídeos maravilhosos entrando pelo quarto e saindo em piscinas surreais que dão de frente para a caldera, ou seja, um sonho!

La Maltese é famoso por abrigar o conceituado Buddha Bar Beach, excelente pra quem, mesmo que não esteja hospedado, queira experimentar as delícias oferecidas no café da manhã, no almoço ou até mesmo para quem deseja apenas tomar um drink. Convidativo, não? Localizado em Imerovigli, este hotel tem todos os estilos de hospedagens, ou seja, desde quartos menores, passando por suítes até chegar aos private rooms. Vanguardistas, estão sempre antenados às mudanças e claro, sempre inovando em todos os quesitos com o objetivo de oferecerem a melhor experiência aos seus hóspedes.


Andrômeda Villas Luxury Hotel, também localizado em Imerovigli o hotel possui quartos aconchegantes e alguns com piscina privativa. O café da manhã também dispensa comentários, sem contar a vista indescritível, já que o hotel fica debruçado na caldera.

***Vale lembrar que nossa CEO, Luana Sarantopoulos já se hospedou e aprovou todos os hotéis mencionados anteriormente.



EroSantorini, hotel premiado de altíssimo luxo e que hoje possui uma das acomodações mais chiques da ilha, destacando ainda, a arquitetura singular e como não poderia deixar de ser, suas piscinas de borda infinita.



Grace Hotel fica localizado praticamente na ponta do Skaros e é superfamoso. Tem um restaurante extraordinário e a vista ao entardecer é fascinante. Mesmo que você não possa se hospedar no hotel vale a pena conhecer o restaurante Santoro, ainda que seja apenas para brindar com um bom champanhe!



Se você não quiser ou não puder investir em um hotel mais sofisticado a sugestão é: fique em local de praia, já que os hotéis nessa região são bem mais em conta do que os debruçados na caldera. Em Perissa, Perívolos e Kamari existem hotéis de 3, 4 ou 5 estrelas que também são boas opções. Outra sugestão é, fiquem na parte debaixo de Oía como Baxedes ou Pori mas, atentem-se! Muitas pessoas acham que ficar em Oía significa ficar na caldera e nem sempre é assim. Na região de Pyrgos ou Megalochori existem várias vilas e hotéis incríveis com preços igualmente acessíveis.


Se ainda assim você fizer questão de ficar na caldera, procure por rooms na caldera. Vale lembrar que esse tipo de acomodação nem sempre oferece café da manhã mas, o importante é ter a experiência de acordar com a vista pro mar. Situado em Akrotiri, Gouliemos também dispõe de outras opções mais em conta pra ficar na caldera e que vale a pena pesquisar. Tudo isso pra dizer que, você não precisa necessariamente se hospedar na caldera para ter a experiência de ficar na caldera. O grande diferencial na verdade é que as pessoas investem para se hospedar e terem a privacidade de um quarto que, dificilmente você encontrará em um café ou em qualquer restaurante, principalmente no período do verão com milhares de turistas circulando.

Por fim, preparem as pernas para subirem e descerem as escadas na ilha, façam malas leves, usem looks confortáveis e aproveitem, afinal, Santorini vale muito a pena, sempre e em qualquer época do ano!



bottom of page