top of page

Tudo que você precisa saber sobre Foto e Vídeo em Santorini

Atualizado: 19 de mai. de 2020


Fique por dentro de tudo o que rolou na Live da Dreamodd & Casamento em Santorini, onde os respectivos CEO's Themistocles Kaltsidis e Luana Sarantopoulos em um bate papo superdescontraído, compartilharam detalhes dos bastidores da produção fotográfica e cinematográfica dos casamentos em Santorini. Descubra como eles se tornaram renomados empresários numa das ilhas mais espetaculares da Grécia, seus backgrounds, formação acadêmica e claro, a motivação que os mantêm apaixonados pelo que fazem. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir o material incrível que compartilhamos dos nossos noivos, e se você sonha em se casar em Santorini, conte com a maior referência em Destination Wedding, a Casamento em Santorini, que atualmente tem escritórios na Grécia, Holanda e no Brasil.




Introdução de Dreamodd:


Dreamodd é uma empresa administrada por Themistocles. Baseado em Santorini, ele vem realizando trabalhos que são verdadeiras obras de arte para casamentos e comerciais. Seu estilo de trabalho marcante - tanto na fotografia quanto na cinematografia -, faz com que seus resultados sejam altamente técnicos, ao mesmo tempo em que transparece a verdadeira emoção dos casais.


- Então como tudo isso começou? Como você foi parar em Santorini (vida, trabalho, formação acadêmica)?


Bem, o segmento cinematográfico não é algo que eu sempre sonhei fazer; saiu praticamente como uma junção de todas as coisas que estudei academicamente ou tentei aprender sozinho. Combinar ciência com emoção e contar histórias é extremamente difícil, mas claramente factível. Estudei engenharia musical, depois psicologia, um pouco de filosofia e agora estou na literatura. Não tenho formação acadêmica em fotografia, mas descobri que sou muito competitivo como pessoa. Comecei a filmar em 2015 e depois de um ano consegui fazer parte da indústria comercial e de casamentos. Um ano depois, mudei-me para Los Angeles para estudar psicologia e filosofia, mas acabei me tornando um cineasta em tempo integral. Dois anos depois, em 2018, voltei à Grécia para me salvar da loucura da vida em Los Angeles e escolhi Santorini como um lugar para reunir todos os meus sonhos e ambições. É lindo aqui, um lugar para os corajosos, eu diria.


- Como funciona a fotografia de Casamento em Santorini segundo a sua visão?


Antes de falar sobre fotografia, sinto que quero deixar claro que Santorini é diferente de qualquer outro destino. E antes que você chame isso de clichê, eu desafio você a perguntar a Lulu sobre isso! É um lugar onde você pode ter subitamente o melhor e o pior momento se você não planejou seu casamento de maneira correta e organizada. Então, se você está lendo / assistindo no site da Casamento em Santorini, está no lugar certo. Continue lendo…

Santorini promove dezenas de casamentos todos os dias e, aparentemente existe toda uma indústria que oferece todos os tipos de serviços aos casais, planejadores, proprietários dos locais de cerimônia, viajantes, empresários.


Fotografia e cinematografia (vou chamá-las de imagem de casamento à partir de agora) são apenas um deles. Por acaso faço parte desse setor, mas quero deixar claro que ainda estou aprendendo como funciona. Casais de todo o mundo veem para se casar com a bela vista da Caldeira, tendo suas expectativas um pouco acima das nuvens - bem... por um bom motivo! Existe uma maneira de ter o casamento perfeito, mas você precisa de profissionais sérios e qualificados para ajudá-lo. Este não é um anúncio publicitário para Casamento ou Dreamodd, o que quero dizer é apenas a verdade.


Portanto, a maioria dos casais se refere a um planejador de casamentos que sugere alguns profissionais nos quais ele confia para fornecer ao casal os melhores serviços. Existe uma infinidade de fotógrafos por aí para escolher; do claro ao escuro, do natural ao técnico, do bom ao ruim, do barato ao caro etc. A mensagem é que você precisa de um planejador para evitar charlatões e assim, economizar tempo e dinheiro.



- Fotografia de um amigo X fotografia de um profissional


Bem, este é um tópico que pode parecer óbvio para todos, mas não é bem assim. O rótulo "profissional" é colocado quando alguém está ganhando dinheiro ou pelo menos a maior parte do dinheiro oferecendo um serviço ou produto. Para mim, profissional (no mundo de foto-vídeo) é alguém que tem experiência e profundo conhecimento em um assunto e o faz de uma maneira que se destaca / que exalta qualidade.


Eu posso parecer um pouco duro, mas se você não conseguir distinguir o trabalho do seu fotógrafo favorito ao do seu amigo, recomendo que você contrate seu amigo ou faça mais pesquisas. Os smartphones estão melhorando, as câmeras estão ficando mais baratas, mas você precisa de muito mais do que uma boa câmera para capturar emoções de uma maneira que fale com o coração, sem mencionar o aspecto técnico.


Portanto, além das questões práticas que podem surgir com a contratação do seu convidado como fotógrafo, também há uma restrição legal aplicada em todo o país. Você não pode oferecer nenhum tipo de serviço, a menos que tenha uma empresa legal com sede na Grécia. Não sou necessariamente fã desta lei, porque gostaria que fotógrafos de todo o mundo viessem a Santorini e pudessem fotografar, mas ao mesmo tempo entendo que é uma maneira do governo proteger as empresas locais e arrecadar impostos. E essa é praticamente a única opção por aqui, ou seja, você precisa escolher um profissional local.



- Poderia nos exemplificar como funcionam as tendências predefinidas (presets)?


As predefinições são uma tendência enorme e não deixarão de ser tão cedo. Estou me esforçando para fornecer a meus casais a capacidade de ter cores agradáveis e consistentes nas fotos que eles tiram com seus smartphones. De maneira alguma isso poderá substituir uma imagem fotografada adequadamente por flash (luzes artificiais) e modificadores físicos que expõem o assunto adequadamente e suavizam a pele de uma maneira muito orgânica. Se você quer estar preparado para as suas férias e deseja comprar algumas predefinições que criei exatamente para Santorini, envie um email para contato@casamentoemsantorini.com.


- Quantas horas (no mínimo) de sessão o casal deve reservar dos seus serviços?


Bem, isso é subjetivo na maior parte, mas eu diria que preferivelmente um mínimo de 4 horas. Pra mim, a preparação é muito importante, igualmente, senão mais importante que a cerimônia em si, porque é íntima e pessoal, e é onde a história se desenrola! As fotos da cerimônia são essenciais, é claro, e depois fazemos uma sessão privada em que nós (os fotógrafos) pegamos os casais e os fotografamos na complexa visão da nossa pequena ilha. Conhecemos os lugares, os horários e a maneira de usar a luz a nosso favor. Depois, vem a recepção (se houver) que eu pessoalmente gosto de expor com luzes artificiais para evitar aquela aparência de festa com cores verde e magenta no rosto... tenho certeza que você sabe do que estou falando! Resumindo: quando os casais me reservam mais horas, ofereço um aumento na quantidade e qualidade. Você literalmente compra meu tempo para pensar e montar todas as fotos complicadas que vê no meu portfólio. Essas coisas levam tempo!


- Fotografia de Casamento X Elopment... qual a diferença em registrar esses estilos?


A abordagem é a mesma, mas os Elopments são mais íntimos na minha opinião, prefiro filmar a maioria das cenas sob luz natural e focar na emoção, em vez do tecnicismo. É uma maneira mais simples de trabalhar, mas você precisa atuar, estando presente e focado para capturar o momento sob a melhor luz possível.


- Cúpulas azuis (tradicionalismo grego) X o outro lado de Santorini (o que ninguém vê) – importância e diferenciação.


O movimento "apenas a cúpula azul" está vivo! Bem, por uma boa razão. É o ponto alto da ilha e fazemos o melhor para fornecer aos casais fotografias sobre ou contra as cúpulas azuis MAS, existem tesouros escondidos em nossa pequena ilha vulcânica, um lado mais áspero e verdadeiro, às vezes mais sombrio que também fala ao coração. Adoro as vilas como Emporio (de onde vem Lulu), Pyrgos e Vothonas; de cenários constituídos por rochas escuras e cactos, eles podem ser um local incrível para a sua sessão de casamento antes / depois. Eu mencionei que antes e / ou depois das sessões de casamento são importantes? Bem, vou bater nessa tecla algumas vezes.


Aqui mostro algumas imagens do “outro lado de Santorini”:



- A importância da sessão pré ou pós-casamento / é onde toda a arte acontece? Qual seria a sugestão com relação a indumentária?


Se você quiser reservar 8 horas de fotografia, sugiro que você as divida em uma sessão de 6 horas e outra de 2 horas. Fazer uma sessão de fotos antes e depois do casamento ajudará bastante no enredo da história e também na naturalidade das poses. Pessoalmente, é onde faço minha arte e por inúmeras vezes fico tão envolvido com esse tipo de trabalho que esqueço de olhar para o relógio.


Roupas formais, roupas de banho, biquíni ou vestido de noiva, basta escolher o que te faz sentir mais confortável e dar um impulso à sua imagem de casamento, no mais, prometo que farei minha mágica lá! Aqui estão alguns exemplos das sessões após o casamento. Também nossos casamentos (Ricardinho & Angel e Alex & Christina), que receberam 16 prêmios internacionais, foram filmados com sessões após o casamento.

Se você ainda não os viu, não deixe de ver:



- No final das contas, vale o investimento para muitas horas de foto e vídeo?


Bem, sim... a menos que, se você estiver com um orçamento apertado, reserve um fotógrafo de sua escolha por algumas horas apenas para filmar a preparação e a cerimônia. Minha sugestão: 2-3 horas seria apertado, mas você terá fotos boas o suficiente. A arte leva tempo, não é algo que você possa forçar para acontecer, nem pode trazê-la magicamente pressionando um botão. A arte é o reflexo da sua alma e da sua estética, e não pode ser aprendida, precisa ser experimentada.


- Pensamentos finais, mensagem para os casais!


Sabe, tem sido difícil pra mim encontrar um lugar no mundo aperfeiçoando o que tenho com o objetivo de oferecer à sociedade para ter um retorno. Estou em um estágio inicial da vida, tentando descobrir quem eu sou como artista e como ser humano. Então, quando encontro pessoas que pelo menos descobriram quem realmente são aos olhos de um outro me pedindo para capturar o dia mais importante da vida, me sinto responsável por oferecer um ótimo trabalho, fornecendo o meu melhor e que, consequentemente, será o melhor da minha arte.


Nos vemos no pôr do sol de Santorini!

Esta foi nossa entrevista com o Themis, do Dreamodd. Espero que tenha ajudado todos vocês que querem ter um material bem top no seu Casamento em Santorini!

Você pode saber mais sobre a Dreamodd no instagram @dreamoddofficial e no site aqui.


Beijos


bottom of page