top of page

Vestido de noiva: tudo o que você precisa saber para arrasar em 2020!By Carol Hungria para Casamento

Atualizado: 20 de abr. de 2020

Este post super especial foi escrito em colaboração com a jornalista Natália Souza!


Para as noivinhas que estavam ansiosas em saber qual modelo usar ainda este ano... preparem-se!


Trouxemos uma entrevista SUPERINTERESSANTE com ninguém menos que a renomada estilista Carol Hungria. Ela tem mais de 10 anos de carreira, é conhecida como “a menina das rendas”, é autora de duas edições do Guia Atemporal das Noivas com Estilo, é reconhecida nacionalmente, já desenhou vestido para várias famosas e além de tudo é linda e tem talento de sobra! Não à toa se tornou a designer das noivas mais “queridinha” do Brasil. E foi justamente pensando em ajudá-las que batemos um papo bem descontraído com a Carol, que nos adiantou tudoooooo sobre o estilo CH e a moda bridal em 2020. É imperdível! Vem ver só!


Carol, qual a maior insegurança das noivas?


Muitas noivas já chegam superseguras do querem, talvez por esse motivo seja rara essa insegurança. O que geralmente acontece é que, mesmo quando ela sabe o que quer, sempre fica aquela dúvida: será que é isso mesmo que eu vou querer no final?


Um conselho pra quem está à procura do vestido dos sonhos...


O melhor conselho que eu posso dar é: pesquisem! Criem pastas de referências, seja no insta, seja no Pinterest, recortes de revista, seja como for... quando a gente pesquisa bastante a gente consegue ter uma noção melhor do que a gente gosta. Depois disso, faça um filtro na pasta deixando realmente só aquilo que você mais gosta. Esse é, sem dúvida, o melhor conselho para você começar a entender o que quer.




Dica de ouro para não errar na escolha!


Depois que você fizer suas escolhas converse com um bom profissional! Eu por exemplo, tento ler ao máximo o perfil da minha noiva, o perfil da festa, o perfil das referências que ela tem. Acho que um bom profissional poderá te direcionar melhor dentro das suas preferências transformando o vestido em um modelo perfeito para você!




O que não pode faltar em um vestido de noiva independentemente do estilo dela?


É ter cara de noiva, seja ela qual for, principalmente pelo fato de que cada pessoa é única! O vestido pode, por exemplo, ter cauda grande e pode até nem ter cauda, mas precisa lembrar a “noiva”. O que não pode faltar é aquele impacto da noiva entrar e os convidados dizerem: oh!!!!


Pausa no bate-papo com a Carol só porque conseguimos entrevistar uma de nossas noivas que se casou em Santorini com um lindo CH!


Vanessa Queiroz, conta pra gente um pouquinho da sua experiência...

Como foi o processo de idealização do seu vestido e como fez para levá-lo?


Eu sabia exatamente o que queria! Quando eu e Gabriel decidimos nos casar na Grécia fui logo atrás de casamentos realizados por lá. Dei de cara com um casal maravilhoso, elegante e de muito bom gosto. Bati o olho no vestido e pensei: é esse! Nem procurei mais pra não ficar na dúvida, pois sabia que era aquela inspiração que eu queria pra mim. Quando levei na Carol ela também amou e me deu a ideia de fazermos um vestido se desmontar para virar em três modelos... topei na hora!

Queria que meu vestido fosse leve mas justo até o joelho com uma cauda sereia. A primeira parte do vestido Carol fez com uma base com a parte de baixo branca e em cima nude tomara que caia, pois queríamos dar a impressão de não ter tecido em cima. A segunda parte foi apenas um tule com flores branquinhas bordadas na parte de cima e na barra da cauda. A terceira parte foi surpresa... na hora da festa tirei a parte do tule com flores e coloquei por cima da base do vestido um tule todo de vidrilho azul royal colocados um a um à mão.

Em relação ao transporte foi bem tranquilo! O tecido não amassou. Levei dobradinho em uma bolsa plástica que ficou comigo o tempo todo na bagagem de mão dentro do avião!



Carol, qual o modelo de vestido você considera mais adequado para um casamento na Grécia de manhã? E à tarde?


Na Grécia de manhã eu sugeriria vestidos mais fluidos ou esvoaçantes, também gosto muito da transparência, tanto no corpo quanto na perna. Acho legal uma coisa despretensiosa tipo uma manga caída pelos ombros ou uma manga caída com uma renda superdiferente e mais rústica... gosto ainda de aplicações que dão um ar romantizado ao vestido, como flores em 3D. Para o casamento à tarde podemos pensar nas mesmas sugestões, até porque o clima da Grécia me lembra essa delicadeza, essa leveza, porém, já podemos pensar em incluir um pouco de brilho. Se a noiva não gostar de brilho pode-se investir nas pérolas que também vão valorizar ainda mais o modelo!

Dicas para as noivas que querem usar o véu... como combiná-lo com o vestido? Existe alguma regra em relação a isso?


Se a noiva conseguir fazer algum véu ou mantilha que combine com o vestido excelente, no entanto, o mais importante é pensar primeiro no vestido até porque o véu fica pouco tempo com a noiva, o que significa que o vestido continua sendo a estrela principal do look. Na minha opinião o véu liso nunca sai de moda, mas se a noiva é daquelas que gosta de um véu mais trabalhado também vale a pena investir.

Agora vamos à pergunta que todas querem saber: quais as principais tendências em vestido de noiva para 2020?


Os lisos estão super em alta, sobretudo aqueles com algum tipo de trabalho de textura ou que tenham poá; corações; xadrez; linhas; microestampas ou até mesmo mangas bufantes. Outro detalhe são as cores em vestidos de noiva e que contrastam com o branco, como o nude e o rosa seco. Também são tendências: tules com estampas diferentes; texturas com folhas; flores que não tenham tanta “cara” de flor; modelo sereia; transparência; maxiestampas com xadrez enorme, flores enormes e renda que não tenha “cara” de renda mas que tenha “cara” de estampa. A fluidez voltou com tudo no mundo da moda, tanto que as noivas curtem muito o zimbeline, um tecido capaz de fazer um vestido lindo e um pouco mais estruturado.

Quais cuidados as noivas devem ter ao levarem o vestido na viagem?


Depende do modelo. Se for um tecido estruturado, o ideal é embalar com papel de seda de uma forma que evite dobras que possam vincar o tecido. No caso dos modelos bordados, é preciso protege-los com seda ou com tecido. E o mais importante: nunca despache o vestido! Leve-o consigo no avião!


Carol, quem são suas inspirações no mundo da moda?


Adoro a pegada da Maria Grazia Chiuri que comanda a Dior, embora minha eterna inspiração seja o Karl Lagerfeld que deixou um legado surreal! Além desses ícones e, fazendo referência ao mundo bridal amo o Elie Saab e o Zuhair Murad.


bottom of page