top of page

Skin Care da noiva: Cuidados essenciais para ficar linda no grande dia - por Dra. Amanda Azevedo

Este post super especial foi escrito em colaboração com a jornalista Natália Souza.

Verdade seja dita: cada mulher é única e tem seu brilho próprio mas, qual noiva não sonha em ficar ainda mais linda em um dia tão especial quanto o casamento? Marcada a data do enlace é hora de pensar nas metas, tratamentos e objetivos a se alcançar para estar impecável no altar! Primeiro é preciso entender quais são as suas necessidades e o que pode melhorar. Segundo, deve-se consultar um profissional da área para não ter nenhuma “surpresa” inesperada ou até mesmo irreversível. Se você já anotou essas dicas então podemos começar, ou melhor, teremos o maior prazer em te ajudar. Conversamos com dermatologista Dra. Amanda Azevedo para saber quais os tratamentos mais procurados e indicados para as noivas que desejam realçar a pele, as unhas e o cabelo. Essa é pra fazer a wish list já!

Dra. Amanda, quais dicas são fundamentais para cuidar da pele, sobretudo no verão?

O sol é o principal fator extrínseco de envelhecimento da pele. A exposição excessiva leva ao aparecimento precoce ou intenso de rugas, pela perda de fibras elásticas e colágeno, e de manchas escuras e claras, devido a alterações nos melanócitos. Por isso, o uso de filtro solar é essencial! Ele deve ser aplicado sempre pela manhã e reaplicado à tarde.

Em caso de exposição solar mais intensa, a reaplicação deve ser feita com intervalos menores. Também podem ser usados outros métodos de fotoproteção, como as roupas com filtro UV, que conseguem bloquear quase 100% da radiação. A hidratação também é fundamental para uma pele saudável, então beba bastante água!



Se puder indicar marcas: qual dica daria para as noivas de produtos como hidratante, sabonete e protetor? Como deve ser essa rotina de cuidados e o que as noivas podem fazer em casa? A rotina básica de cuidado da pele do rosto inclui o uso de um sabonete adequado ao tipo de pele e de filtro solar. Peles mais secas ou sensíveis podem usar o sabonete Dermotivin Soft ou o Cleanser da USK. Uma pele mais oleosa fica bem com Sébium ou Cleanance gel, por exemplo. E peles acneicas geralmente necessitam de sabonetes com ácido salicílico, como o Actine, Acne Cleanser da USK ou o Effaclar concentrado.




O filtro solar também deve estar de acordo com o tipo de pele e o maior leque de opções atende bem a peles oleosas. Alguns exemplos: Anthelios Airlicium, Avene Mat Perfect, Filtrum Ultra Seco, Episol Sec OC. Peles mais secas ou sensíveis ficam melhores com filtros mais emolientes ou aqueles sem filtros químicos, como o Photoage Mineral da Dermage. Sunmax Sensitive também é um bom filtro para peles sensíveis. Para ajudar na maquiagem, há filtros solares com efeito primer, como o Sunmax Matte Aveludado. E aqueles que têm boa cobertura, semelhante a uma base, como o Episol Color e o BB Blur da La Roche Posay.





Os hidratantes devem ser usados mesmo em peles oleosas. Existem versões bem sequinhas, como o Hydro Boost da Neutrogena. Podemos aproveitar a hidratação para acrescentar ativos como a vitamina C, que tem função antioxidante, e o ácido hialurônico, com estímulo à produção de colágeno. Essencele Filler C é um creme que ajuda a hidratar a pele e tem os 2 ativos citados. Tem textura leve e pode ser usado mesmo em peles mais oleosas.




A esfoliação e a aplicação de máscara podem ser feitas 1x / semana.




Normaderm 3 em 1 e Actine Máscara são boas opções para as peles oleosas e acneicas. O esfoliante da USK é indicado para peles mais sensíveis. E fiquem atentas! A pele do corpo também precisa de cuidados. Hidratação e proteção solar são fundamentais. Podemos associar os 2 com Lipikar Creme AOX e Ivy C Corpo e Colo, que também têm ação antioxidante.




Quais procedimentos a noiva pode fazer antes do casamento e com quanto tempo de antecedência?




Peelings superficiais são superindicados no preparo da pele para o casamento. Promovem renovação celular, deixando a pele mais bonita e viçosa, e ajudam no tratamento de manchas e de acne. Existem peelings físicos, como o de cristal, e os químicos, de ácido retinóico, salicílico ou glicólico.




Pra quem já tem ruguinhas marcadas, a aplicação de toxina botulínica e preenchimento são indicados. A toxina age bloqueando a contração da musculatura da mímica facial e, por isso, apaga as rugas de expressão, além de elevar as sobrancelhas e realçar o olhar. O preenchimento é feito com injeção de ácido hialurônico para amenizar sulcos, como olheiras, bigode chinês ou cicatrizes de acne, ou para realçar/volumizar áreas, como os malares (maçãs do rosto) e os lábios.




A luz pulsada é muito bem indicada para quem tem manchas e vasinhos no rosto, além de promover renovação celular e estímulo à produção de colágeno.




O microagulhamento tem diversas indicações, como tratamento de manchas, cicatrizes de acne e estímulo à produção de colágeno. Todos os procedimentos devem ser realizados com pelo menos 1 mês de antecedência.




Pra finalizar... mulheres costumam ser vaidosas e todo esse capricho vai além de cuidar apenas da pele, se estendendo também para cabelos e unhas. Sendo assim, queremos saber: quais cuidados deve-se tomar ou o que não é indicado a fazer?


Cabelos e unhas fracos são queixas muito frequentes e os principais vilões são fatores externos, como alisamentos, tinturas, esmalte. Mega hair ou outros tipos de extensores são causas de alopecia de tração, um tipo de queda de cabelo que pode ser irreversível. Unhas postiças causam enfraquecimento e aumentam risco de infecções bacterianas e fúngicas.





Fatores internos, como doença da tireoide, anemia e deficiência de vitaminas também são causas de cabelos e unhas fracos e sempre devem ser investigados. Suplementos de vitaminas e minerais, sobretudo contendo biotina, são úteis para o fortalecimento de cabelos e unhas e também contribuem para deixar os cabelos mais bonitos e brilhosos. Não esqueça que cada pessoa tem um tempo de crescimento do cabelo e, por isso, algumas pessoas têm fios mais longos!




bottom of page