Skin Care da noiva: Cuidados essenciais para ficar linda no grande dia - por Dra. Amanda Azevedo

Este post super especial foi escrito em colaboração com a jornalista Natália Souza.

Verdade seja dita: cada mulher é única e tem seu brilho próprio mas, qual noiva não sonha em ficar ainda mais linda em um dia tão especial quanto o casamento? Marcada a data do enlace é hora de pensar nas metas, tratamentos e objetivos a se alcançar para estar impecável no altar! Primeiro é preciso entender quais são as suas necessidades e o que pode melhorar. Segundo, deve-se consultar um profissional da área para não ter nenhuma “surpresa” inesperada ou até mesmo irreversível. Se você já anotou essas dicas então podemos começar, ou melhor, teremos o maior prazer em te ajudar. Conversamos com dermatologista Dra. Amanda Azevedo para saber quais os tratamentos mais procurados e indicados para as noivas que desejam realçar a pele, as unhas e o cabelo. Essa é pra fazer a wish list já!

Dra. Amanda, quais dicas são fundamentais para cuidar da pele, sobretudo no verão?

O sol é o principal fator extrínseco de envelhecimento da pele. A exposição excessiva leva ao aparecimento precoce ou intenso de rugas, pela perda de fibras elásticas e colágeno, e de manchas escuras e claras, devido a alterações nos melanócitos. Por isso, o uso de filtro solar é essencial! Ele deve ser aplicado sempre pela manhã e reaplicado à tarde.

Em caso de exposição solar mais intensa, a reaplicação deve ser feita com intervalos menores. Também podem ser usados outros métodos de fotoproteção, como as roupas com filtro UV, que conseguem bloquear quase 100% da radiação. A hidratação também é fundamental para uma pele saudável, então beba bastante água!



Se puder indicar marcas: qual dica daria para as noivas de produtos como hidratante, sabonete e protetor? Como deve ser essa rotina de cuidados e o que as noivas podem fazer em casa? A rotina básica de cuidado da pele do rosto inclui o uso de um sabonete adequado ao tipo de pele e de filtro solar. Peles mais secas ou sensíveis podem usar o sabonete Dermotivin Soft ou o Cleanser da USK. Uma pele mais oleosa fica bem com Sébium ou Cleanance gel, por exemplo. E peles acneicas geralmente necessitam de sabonetes com ácido salicílico, como o Actine, Acne Cleanser da USK ou o Effaclar concentrado.




O filtro solar também deve estar de acordo com o tipo de pele e o maior leque de opções atende bem a peles oleosas. Alguns exemplos: Anthelios Airlicium, Avene Mat Perfect, Filtrum Ultra Seco, Episol Sec OC. Peles mais secas ou sensíveis ficam melhores com filtros mais emolientes ou aqueles sem filtros químicos, como o Photoage Mineral da Dermage. Sunmax Sensitive também é um bom filtro para peles sensíveis. Para ajudar na maquiagem, há filtros solares com efeito primer, como o Sunmax Matte Aveludado. E aqueles que têm boa cobertura, semelhante a uma base, como o Episol Color e o BB Blur da La Roche Posay.





Os hidratantes devem ser usados mesmo em peles oleosas. Existem versões bem sequinhas, como o Hydro Boost da Neutrogena. Podemos aproveitar a hidratação para acrescentar ativos como a vitamina C, que tem função antioxidante, e o ácido hialurônico, com estímulo à produção de colágeno. Essencele Filler C é um creme que ajuda a hidratar a pele e tem os 2 ativos citados. Tem textura leve e pode ser usado mesmo em peles mais oleosas.




A esfoliação e a aplicação de máscara podem ser feitas 1x / semana.




Normaderm 3 em 1 e Actine Máscara são boas opções para as peles oleosas e acneicas. O esfoliante da USK é indicado para peles mais sensíveis. E fiquem atentas! A pele do corpo também precisa de cuidados. Hidratação e proteção solar são fundamentais. Podemos associar os 2 com Lipikar Creme AOX e Ivy C Corpo e Colo, que também têm ação antioxidante.